Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CRIAR vs. COPIAR

Sabe, algumas pessoas que viram o blog, me disseram que acham boas as ideias, mas que eu não deveriam passar as receitas, para que não fossem copiadas e tal... mas meu interesse é este, que sejam copiadas, e que vocês criem a partir das minhas receitas, que haja uma evolução. E me lembrei de uma frase que os professores vivem falando:
 “Queremos que vocês saiam da faculdade como criadores e não copiadores!”
Puxa e eu realmente quero ser um criador, e acredito que eu já sou... mas também acho legal copiar, de certo modo, copiando é uma das formas que temos de honrar  quem criou, eu me sinto muito honrado quando alguém diz que fez minha receita e adorou...já fiz receitas de grandes chefs, mousseline de mandioquinha do chef Laurent, foi um dos que me deu mais trabalho para reproduzir mais consegui...e também gosto das receitas de pessoas que cozinham somente para o seu prazer e da sua família, como as do blog da Mari(http://mundodamari.wordpress.com/), super legais e originais.
Vejo cada vez mais chefs revelando seus “segredinhos”, ontem o Mássimo Ferrari revelou a do seu famoso “Bolinho de Bacalhau”(http://www.receitas.com/maisvoce/bolinho-de-baccala-mantecato-4e01e1d9d7001a4105000cf7), mas o que eu queria dizer é que  para mim compartilhar receitas, não significa perder os direitos autorais dela ,mas sim, talvez até estabelecer um legado com ela, nem consigo imaginar se uma criação minha virar um clássico gastronômico.
E pra terminar vou usar uma frase da chef Roberta Sudbrack:
                               “A simplicidade bem executada, torna-se complexidade.”

7 comentários:

  1. Olá Leo, obrigada por sua visitinha viu? volte sempre!, eu já estou por aqui..rsss bjocasss

    ResponderExcluir
  2. Leo...que honra ser citada neste post!!! concordo com vc, acho que temos que passar o conhecimento; não vale de nada segurar o só pra vc. Outro dia me senti a tal ensinando uma receita de muffin pra uma amiga...é um sentimento único (tá q é super fácil fazer muffin, mas foi muito gostoso). Continue aprendendo e criando delícias!! beijos

    ResponderExcluir
  3. COncordo com você, se eu sei preciso mostrar. De que adianta descobrir uma maravilha e não mostrá-la ao mundo não é mesmo. Na decoração também funciona assim não só na cozinha:)
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Léo, vc sumiu! Também andei sumida, férias, doença...longa estória, mas tô de volta! Quero te ver de novo no Craft to Inspire. Por favor não some. E por favor nos atualize com suas delícias culinárias!
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Léo, é a primeira vez que visito seu blog e adorei! Espero que vc não tenha parado. Tb tenho um blog, se puder me fazer uma visitinha ficarei muito feliz. Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir